Está em dúvida entre Wix ou WordPress?
Se sim, é porque se deu conta da importância de criar um site e de sua importância na atualidade.
Existem diversas plataformas para criação de sites. Podemos dividir a grande maioria em duas categorias: construtores de sites e sistema de gerenciamento de conteúdo. o Wix é um bom exemplo de construtor de sites, enquanto o WordPress representa os CMS’s.
Caso você seja novo na área e ainda não tenha muito conhecimento, neste post você entenderá como cada uma delas funcionam.
Qual plataforma é mais utilizada, Wix ou WordPress?
Com bastante popularidade e investimentos pesado em publicidade a wix se destaca por sua simplicidade de suas campanhas.
A companhia é bastante intuitiva e focadas no que o seu público procura. Além disso, Uma boa opção para quem deseja entrar no mundo da Web e não possui conhecimentos técnicos sobre o assunto.
O editor de páginas da plataforma torna divertido a criação de sites e dispõe de variados templates para diversos tipos de negócio. Porém, nem todos são responsivos.
Já para quem tem um pouco de conhecimento na área a plataforma permite alterações CSS e HTML e também plugins e interface para loja virtual.
WordPress
A princípio, essa plataforma dispõe de duas versões: WordPress.com e WordPress.org.
A primeira opção é bem semelhante ao Wix: uma ferramenta completamente online para criação de sites com uma diversidade de personalização.
O diferencial fica por conta da segunda opção, WordPress.org. É uma grande plataforma com iniciativa open source (código aberto), com uma grande quantidade de colaboradores ativos.
Conhecido como o CMS mais popular mundialmente, suas técnicas, recursos de integração e funcionalidades permitem a criação de diferentes plataformas, são elas: sites, blogs e lojas virtuais.
Seu uso não exige domínio e técnicas em sistemas de linguagem mas é importante ter conhecimento básico para instalar e configurar algumas ferramentas disponíveis na plataforma.
Quais vantagens e desvantagens de cada plataforma?
Depois de entender sobre o que cada plataforma propõe e para ficar mais fácil escolher entre ambos, vamos conhecer detalhadamente.
Usabilidade
Como já citamos, o Wix é mais indicado para usuários leigos. Além disso, suas opções permitem a criação de sites sem precisar realizar instalações, configuráveis ou alterações em códigos.
Eles usam da praticidade do arrasta e solta e seus elementos visuais são apresentados em blocos .
Já o WordPress se apresenta de forma mais técnica e profissional, principalmente para usuários iniciantes mas é fácil se familiarizar.
No entanto, a maioria das edições são realizadas no painel principal e não diretamente nas páginas como no Wix.
Instalação
Nesse quesito o Wix é bem prático, não solicita instalações.
Isso quer dizer que, mesmo que o software seja gratuito ainda assim será necessário a contratação de um plano de hospedagem para colocar o seu site no ar.
Segurança
Nenhuma plataforma existente é considerável 100% segura, mas, na versão hosted fornecido pelo Wix, boa parte da responsabilidade com a segurança para sites fica responsável pela empresa, pois os usuários não têm acesso a base da dados da plataforma.
Diferentemente, no WordPress o usuário é completamente responsável pela segurança do site, pois é proprietário de toda estrutura e tem acesso total aos seus dados.
Gerenciamento
Manter um site Wix no ar, não é necessário muitos ajuste. A única preocupação do usuário é criar e editar seu conteúdo.
Já no WordPress, os ajustes básicos podem ser minimizados com o auxílio de plugins, mas sempre haverá necessidade de realizar atualizações manualmente, fazer backups, corrigir erros entre outros.
A vantagem é a flexibilidade, pois dispõe de diversas ferramentas de gerenciamento que ajudam o seu site a ficar mais rápido, lucrativo, responsivo e encontrável.
Plugins
Anteriormente, criadores de sites não costumavam fornecer ferramentas instaláveis além de pacotes adicionais em seus planos pagos.
A Wix inovou ao disponibilizar Plugins drag-and-drop para seu criador de site. Além disso, a companhia oferece uma diversidade de apps: gratuitos, outros limitados e os restritos aos assinantes.
Porém, o WordPress é imbatível no quesito plugin para Web. Existem mais de 50mil plugins disponíveis na plataforma para variadas funções e serviços. Vale lembrar que a grande maioria deles é grátis!
SEO
A princípio, A Wix apesar de ter realizado melhorias ao decorrer do tempo ainda continua em desvantagem sobre o assunto. A plataforma é bastante limitada em configurações SEO o que já é esperado em seu modelo de serviço.
Boa parte das recomendações da empresa se limita a melhorias de conteúdo e para ter acesso a dados analíticos, por exemplo é necessário a contratação de um plano prêmio.
Enquanto, o Word entrega todo o controle em suas mãos, inclusive, o SEO. Além de ser totalmente preparado para ser bem ranqueado no Google, o CMS.
*É possível customizar URL das páginas desde o início
*Proporciona ajustes diretamente em seu código
*Fornece diversos plugins gratuitos, como o Yost Seo, que auxilia o usuário na predição de conteúdo.
Wix ou WordPress: qual escolher?
Como já frisamos anteriormente, as duas plataformas são bem popular na internet em suas respectivas categorias.
Usuários iniciantes tendem a optar o Wix antes do WordPress pela simplicidade anunciada pela empresa.Realmente o seu criador de site fornece aquilo que propõe e se torna muito eficaz para criação de páginas corporativas, portfólios e pequenos E-commerce.
O WordPress é o CMS mais conhecido da internet, principalmente por oferecer soluções eficazes em uma plataforma aberta que recebe constante evoluções e que apesar de exigir um conhecimento prévio, é prático de usar e abrange a qualquer tipo de necessidade na web.
Oferecendo a opção mais robusta para o gerenciamento de conteúdo, com funcionalidades mais avançadas para construção de páginas, integração com outros serviços, melhorias em SEO e monitoramento de dados, pontos imprescindíveis para o marketing digital.
No entanto, ficou mais fácil de escolher entre Wix ou WordPress? Espero que tenhamos esclarecidos suas dúvidas sobre as plataformas. Até a próxima!