Você certamente já se perguntou: qual visual provavelmente atrairá a atenção dos usuários da Internet? Mas também, qual dimensão escolher?
Quantos pixels? Por que é importante definir claramente o tamanho das imagens nas redes sociais? Isso parece estar mudando constantemente, dependendo da mídia usada.
Nunca pode ser repetido o suficiente, mas é verdade que cada plataforma tem suas próprias especificidades. Portanto, é importante verificar se cada item baixado corresponde aos requisitos do Instagram, Facebook ou LinkedIn, etc.
Felizmente, as equipes da Hootsuite postaram recentemente uma lista de verificação para todas as redes sociais: um guia de tamanho de imagens.
Você encontrará as dimensões ideais para todo o conteúdo visual (fotos de perfil, miniaturas, histórias, anúncios, etc.) de cada plataforma, bem como dicas.
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, mas também Pinterest, Trumblr, Snapchat, YouTube e TikTok; o relatório é muito completo.
Embora os elementos citados possam parecer óbvios para alguns, um pequeno lembrete é sempre bem-vindo.
FAÇA AS COISAS DIREITO
Por um momento, você usa uma foto de capa perfeita para uma conta. Na próxima, a imagem foi redimensionada e parece toda pixelizada, até falsa. A partir daí, percebemos que criar um excelente conteúdo visual para redes sociais não é uma tarefa fácil.
Portanto, para uma renderização ideal, vários pontos devem ser validados. Obviamente, a imagem usada deve estar em conformidade com as leis de direitos autorais e ser de alta qualidade. Mas isso não é tudo. O tamanho deve ser adaptado a cada canal social. As razões são as seguintes:
Isso evita pixelização e alongamento irritante da imagem: as imagens são, portanto, mais “profissionais”, mas acima de tudo mais agradáveis de se olhar;
Suas fotos serão otimizadas para o feed de cada plataforma, o que ajuda a aumentar o engajamento;
É também a garantia de que seu público verá a foto completa. Dimensões incorretas podem interromper algumas mensagens da sua marca.
Isso significa economizar tempo. De fato, seu conteúdo é sustentável e, depois de ler os tamanhos de imagem necessários nas mídias sociais, sua marca tem menos trabalho a fazer nos próximos tempos.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TAMANHO DAS IMAGENS DAS REDES SOCIAIS?
Deve-se notar que dentro de uma rede social em si existem diferentes categorias de publicações, cada uma com suas especificidades em tamanho e formato:
⦁ Fotos do perfil da sua página
⦁ Da capa
⦁ E figura compartilhada
⦁ Postagem em formato quadrado
⦁ Paisagem
⦁ E Retrato
⦁ Imagem publicitária
⦁ Stories
⦁ Pins
⦁ Além disso, aqui estão os diferentes formatos de importação recomendados:
⦁ Imagens: JPEG, PNG, GIF
⦁ Vídeos: MP4 ou MOV
Obviamente, pode haver outros formatos de importação, dependendo das redes sociais usadas, mas os citados são válidos para todos os atores.
Além dos formatos e tipos de publicações possíveis, você precisa saber os tamanhos das imagens! De fato, qualquer conteúdo, bom ou ruim, experimentará um FLOP se o tamanho das publicações não for otimizado. Exemplos de consequências devido ao baixo tamanho da imagem incluem:
⦁ Pixelação e alongamento da imagem (torna a visualização complicada pelo usuário e, portanto, reduz o engajamento e desperdiça seu tempo);
⦁ A mensagem escrita na imagem é cortada (o usuário não poderá ver a imagem inteira e, portanto, ler a mensagem indicada em sua publicação);
Portanto, para evitar qualquer perda de tempo, é essencial levar em conta este guia de tamanhos de imagem para redes sociais.
TAMANHO DAS IMAGENS PARA INSTAGRAM
Primeiro, você descobrirá os tamanhos de imagem recomendados para renderização de qualidade de suas imagens no Instagram.
As fotos de perfil no Instagram podem ser importadas com um mínimo de 110*110px e um máximo de 320*320px.
Portanto, é necessário importar uma foto em formato quadrado, portanto, em uma proporção de 1:1. Mesmo que os ângulos da sua foto sejam arredondados.
A foto do perfil do Instagram está visível no canto superior esquerdo do seu perfil.
Foto de perfil do Instagram na proporção de 1:1
Existem vários tipos de postagens no Instagram:
⦁ Postagens em formato paisagem e quadrado;
⦁ Postagens em formato retrato;
Um IGTV no Instagram deve estar no formato 1080*1920 pixels, assim como o tamanho do Stories.
TAMANHO DAS IMAGENS PARA FACEBOOK
Nesta seção, você lerá todos os tamanhos de imagem recomendados para suas postagens no Facebook!
As fotos de perfil no Facebook têm suas próprias dimensões! Na verdade, elas devem ter pelo menos 170*170px. Mas você pode importar imagens de melhor qualidade, desde que mantenha a proporção de 1:1, ou seja, o formato quadrado. Por exemplo, você pode importar fotos de 300*300px, 500px*500px, etc.
A foto da capa é um elemento essencial para personalizar sua conta! Às vezes, você encontrará o termo “banner”.
O tamanho mínimo é 400*150px, mas para obter uma renderização de qualidade, use o tamanho de 1640*624px ou 820*312px.
As postagens do Facebook usam o tamanho de 1200*630px. No Facebook, é possível agendar eventos, então há um tamanho ideal para imagens de capa: 1280*628px.
É possível anunciar no Facebook: chamado Facebook Ads. Se o seu anúncio oferecer um visual atraente, será mais provável que atinja seu público-alvo. Então, pense no visual, mas também no tamanho: formato quadrado de 1080*1080px. No entanto, o tamanho mínimo aceito é de 600*600px.
Os stories do Facebook são exibidos no Feed dos seus assinantes. O tamanho ideal é 1080*1920px.
TAMANHO DAS IMAGENS PARA TWITTER
É aconselhável otimizar todas as imagens de suas redes sociais. Descubra agora os tamanhos recomendados para suas imagens no Twitter.
O tamanho mínimo recomendado para sua foto de perfil do Twitter é 200*200px. No entanto, recomenda-se usar imagens de 400*400 pixels para uma melhor renderização.
É essencial colocar uma imagem de capa na sua conta do Twitter se você quiser atrair a atenção dos usuários.
O tamanho ideal para uma imagem de capa é 1500*500px.
O Twitter recomenda postar imagens em tamanho 1024*512 pixels.
TAMANHO DAS IMAGENS PARA PINTEREST
Nesta parte, você poderá descobrir os tamanhos de imagem ideais para o Pinterest!
O tamanho mínimo de uma foto de perfil do Pinterest é 165*165px.
É recomendado para a foto de capa da sua conta do Pinterest de 800*450 pixels.
O tamanho recomendado para um pin do Pinterest é de 1000*1500 pixels.
É possível ir além disso, mas a proporção de 2:1 é a mais apreciada.
TAMANHO IDEAL DAS IMAGENS PARA YOUTUBE
Nesta parte, você poderá aprender sobre os tamanhos de imagem ideais para o YouTube!
As miniaturas do YouTube correspondem a imagens visíveis antes mesmo de iniciar o vídeo. Em outras palavras, são eles que fazem os usuários quererem assistir ao conteúdo do seu vídeo.
É então necessário garantir as dimensões destes, ou seja, 1280*720px. Assim, sua miniatura terá o tamanho certo e, portanto, visível correta e inteiramente por todos!
Além disso, os banners do YouTube aparecem como uma “foto de capa” em outra rede social. As dimensões recomendadas para o banner do YouTube são 2048*1152 pixels.