Devido ao avanço tecnológico e a crescente evolução do marketing, alguns gestores buscam técnicas para influenciar usuários que podem ou tem interesse em adquirir os produtos ou serviços da empresa.
Muitos, utilizam de gatilhos mentais que agregam na sua rotina de vendas e na aproximação de cliente na decisão de compra.
Sabe-se que, tudo depende de uma aceitação. Então, desde o momento da prospecção até as técnicas que mantém os clientes fidelizados, muitas estratégias precisam ser planejadas com um propósito de fazer um problema ser visualizado e compreendido, porém a decisão final será sempre dos consumidores.
A seguir, mostraremos algumas maneiras de como utilizar o gatilho mental e como eles funcionam na hora da escolha do cliente para suprir sua necessidade específica.
O poder dos gatilhos mentais
Há um longo tempo, empresas buscam entender o comportamento do consumidor e encontram no marketing digital uma melhor persuasão.
Diante de uma concorrência cada dia mais forte, é indispensável conhecer meios que aproximem o seus consumidores e garantam o seu engajamento.
Gatilhos mentais, são estímulos que nosso cérebro envia no momento de avaliação ou decisão de algo.
Quando um empreendimento entende a forma que eles funcionam, facilita na hora de criar métodos que influenciam de forma positiva o lado emocional dos clientes, instigando a motivação na hora de adquirir um produto ou serviço disponível no seu negócio.
Ousamos também dizer que, os gatilhos mentais antecedem o marketing de permissão, já que a intenção é conduzir o usuário a realizar uma ação que é do seu interesse.
A tomada de decisão de uma pessoa é sempre baseada em suas emoções e nas experiências já vivenciadas. Então, é importante estar na busca de estratégias certas.
Acompanhe a seguir sete gatilhos mentais e como utilizá-los para gerar bons negócios.
1. Escassez
Ter conhecimento sobre uma empresa que dispõe de pouco itens à disposição dos clientes ou está com um serviço que finaliza em poucos dias, é um dos gatilhos mentais que influenciam o consumidor a querer aproveitar enquanto está disponível.
Esse método é denominado como ofertas relâmpago, queima de estoque, utilizado na liberação de determinadas mercadorias do estoque.
O medo é uma emoção predominante nesse tipo de situação. Perder a chance de adquirir algum produto, com valor reduzido devido algum desconto referente a promoção acaba gerando muita frustração.
O vendedor poderá intervir, impedindo que isso aconteça caso identifique que o item da oferta é o mesmo que se encontra no lista de interesse ou carrinho do cliente.
2. Urgência
Este também é um gatilho mental onde a emoção do medo se encaixa e está bastante ligada ao tema anterior. Difere apenas no tempo como opção de estimular o consumidor a finalizar o pedido.
Um exemplo prático desse gatilho é quando a oferta aparece na plataforma indicando um relógio que informa o tempo que falta para que a compra seja concluída.
3. Reciprocidade
Caso você já utilize do marketing de conteúdo, essa técnica será de fácil compreensão. Até porque, investir na criação de conteúdos relevantes gerando conhecimento aos seus consumidores, forma um sentimento de gratidão que tendem resultar no estímulo de compensação por essa ajuda fornecida pela marca. Podemos dizer que esse é um dos gatilhos que mais sensibilizam.
Portanto, é imprescindível que os profissionais do departamento tenham ideias estratégicas ao distribuir informações, imagens e postagens na determinada plataforma onde ele desenvolve seu relacionamento com o consumidor.
O contato contínuo através de e-mail, é uma forma de estimular o desejo no leitor e de facilitar uma melhor compreensão das necessidades de cada um.
4.Autoridade
Essa é uma forma de gatilho muito praticada, onde requer a ajuda de profissionais de um determinado ramo. Um exemplo é quando marcas se associam a algumas celebridades, influencers para gerar convicção nos consumidores.
Esse gatilho acontece quando algum desses profissionais indicam algum produto da sua empresa. Pois, a opinião de uma autoridade é um fator muito relevante na hora da decisão de compra.
5. Prova
Esse gatilho acontece quando se faz uso de pesquisas ou comprovações científicas para demonstrar a veracidade de argumentos utilizados para anunciar um produto ou serviço.
Pois, utilizando de confirmações verídicas, torna mais convincente e o consumidor acaba optando por sua empresa na hora de decidir uma compra. Assim como, acarreta também mais credibilidade a sua marca.
6. Prova Social
Comparando como a quarta opção que citamos acima, que utiliza da popularidade de pessoas conhecidas na mídia, esse gatilho faz uso de depoimentos, avaliações e testemunhos de clientes para comprovar os benefícios e a veracidade de um determinado produto ou serviço.
Dessa forma, se sua marca for bem avaliada e tiver empatia com o público, o consumidor tem mais segurança e confiabilidade na hora de uma aquisição.
7. Comprometimento
Uma excelente forma de auxiliar o ser humano na superação de suas metas e vencer desafios é o compromisso. Esse gatilho ajuda o consumidor a encontrar no seu produto ou serviço um ideal para uma positiva mudança de vida.
Então, estando ciente dessa possibilidade, resta à sua marca incentiva-lo a buscar por melhorias e se comprometer com o que for proposto para seu crescimento e evolução.
É notório que nesse post, o conhecimento envolvendo gatilhos mentais auxiliam muito na construção de um contínuo relacionamento com seus clientes, e dessa forma existe a possibilidade de conduzi-los a sempre lembrar da sua marca na hora de adquirir um serviço ou produto.
Para isso, busque utilizá-los no momento oportuno e haja sempre com bastante sabedoria.
Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando para mais novidades relacionadas ao marketing digital.
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