Atualmente, ter uma ferramenta para criar landing page é considerado essencial para empresas que realizam inbound Marketing.
Landing page nada mais é que, páginas criadas dentro do seu site com o objetivo de gerar conversões.
A intenção é fazer com que o visitante execute uma ação que você definiu, como enviar um e-mail ou baixar um e-book, é interessante que essa página possuam poucos elementos.
Não podemos dizer que criar uma Landing page seja uma tarefa fácil, é necessário o conhecimento de um Webdesigner ou ter algum conhecimento em linguagens de programação para editar a página, adquirir um template e integrá-lo com outros softwares.
Aparentemente, fazer tudo isso parece um enorme investimento de tempo e dinheiro mas, atualmente existe ferramentas que auxiliam na criação de Landing Pages, reduzem o trabalho a poucos minutos e aumentam a produtividade do time de marketing.
Mostraremos a seguir, algumas funcionalidades necessárias que uma ferramenta Landing Page deve ter.
Praticidade em edição
Obter uma ferramenta de fácil edição na hora de criar Landing Page facilita muito o seu trabalho.
Te auxilia na alteração de textos e imagens, cores, alteração no botão de Call to Action e várias outras opções que podem deixar sua página mais convidativa, atraindo também à conversão.
Conversão Social
Essa conversão, possibilita o visitante a baixar seus materiais fazendo login através das redes sociais.
Essa é uma opção importante porque dispensa o preenchimento de um formulário, pois as informações fornecidas das redes sociais são reaproveitadas.
Até porque, preencher todos os campos de um formulário é uma objeção que faz muitos abandonarem suas Landing Pages, e a conversão social é uma forma de contorna-la.
Integração com diferente sistemas
É importante que a ferramenta possua integração com outros sistemas, podendo adicionar funcionalidades que não estão disponíveis nela.
É interessante que o código também permita inserir, caso haja necessidade de implementar funções avançadas.
Por isso, é importante e necessário a liberdade de inserir códigos para ferramentas avançadas.
Parâmetros de SEO
É imprescindível a adequação de título, description, slug e várias outras questões de otimização para os mecanismos de busca, é importante para o ranqueamento de suas Landing Pages e para que sejam facilmente encontradas no Google.
Do mesmo modo, otimize suas tags para redes sociais, para que a imagem e descrição de sua Lading Page não apareçam destorcidas ou cortadas quando compartilhadas.
Então, quando escolher a ferramenta, é importante se certificar que é possível configurar esses detalhes, como: e-mail de agradecimento, e-mail pós conversão, edição de metatags SEO e mídias sociais entre outros.
Ter HTTPS
É notório a preocupação do Google com sites inseguros, defendendo a adesão do HTTPS.
Pois, atualmente quando um site inicia em HTTPS diferentemente de um tempo atrás que começava com HTTP, significa que a página possui o certificado SSL/TLS.
Esse certificado é responsável por validar o site e criptografar informações que o usuário envia ou recebe dele.
Isso torna o site mais seguro e o visitante mais protegido. No Google chrome por exemplo, sites que aderiram o certificado possui um cadeado no início da barra de endereços.
Em contrapartida, os que não possuem podem exibir um aviso de site não seguro quando o usuário tenta acessar a página, principalmente quando solicitam informações pessoais como e-mail.
E além disso, a tendência é que o buscador priorize páginas seguras como fator de ranqueamento.
Apresentar estatísticas
Além de permitir uma criação de Lading Page facilmente customizável e otimizada, a certamente deve também facilitar análise de seus resultados.
Para identificar e realizar melhorias, é essencial saber suas taxas de conversão e pontos de tráfego para as conversões.
Por isso, escolha ferramentas que mostram o desempenho e as estatísticas das suas páginas.
Responsividade
É natural que hoje em dia os mobiles sejam mais usados. Então, as Landing Pages devem ser criadas e adaptadas para smartphones pois são onde os consumidores mais realizar pesquisas e compras.