A palavra-chave é um mito para as pessoas que não são especialistas em SEO. Ou seja, as dúvidas que a assombram são muitas.
Este artigo foi criado para desmistificar e fazer você entender de uma vez por todas o que é a palavra chave e a importância dela nos seus textos e técnicas de SEO.
O que são palavras chaves?
Em primeiro lugar precisamos conceitua-la, certo? Sendo assim, as palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que resumem do que se trata um artigo ou conteúdo.
No Marketing Digital, são importantes para guiar a otimização de um site ou de uma página, atraindo mais visitantes por meio do Google.
Entretanto as palavras-chave passaram a significar muito mais do que uma simples forma de encontrar um site na internet. Hoje, as palavras-chave representam uma forma de o mercado pensar.
Vamos discorrer melhor sobre o assunto?
A Importância da Palavra Chave
As palavras-chave são os termos que você adiciona em seu site ou blog com a intenção de descrevê-lo para os motores de busca, como o Google, por exemplo.
Dessa maneira, quando uma pessoa estiver procurando por um produto ou serviço que você oferece, os buscadores sabem que o seu site ou blog vai ser exibido nos resultados das pesquisas.
Já na primeira impressão conseguimos notar como ela é importante, não é mesmo?
Na internet, o principal elemento que separa o problema do seu público-alvo da solução que sua empresa oferece é a palavra-chave.
A escolha da palavra chave deve ser voltada para o seu negócio como um todo e não apenas pensando no SEO. Consequentemente porque seus clientes não entendem sobre SEO, mas eles são quem digitarão sua palavra chave nos buscadores.
Pesquisa de palavra-chave
É necessário ter muita dedicação e excelência nesta etapa do planejamento de estratégico quando falamos da escolha da palavra chave.
Sendo assim, para fazer uma excelente pesquisa de palavra chave você deve primeiramente conhecer o seu público de modo geral.
Isso porque o mesmo problema pode ser representado por várias palavras-chave diferentes; o que vai determinar a forma de pesquisa é justamente a pessoa por trás da palavra.
Você deve analisar as métricas de pesquisa, como no Google Trends, por exemplo. Onde verá o quanto a sua palavra escolhida está sendo utilizada bem como pesquisada pelos seus clientes.
Agora é hora de analisar com cautela e se necessário for fazer a troca da palavra.
Como fazer a lista de palavras-chave
A dificuldade da maioria das pessoas na hora de tentar produzir a pesquisa de palavra-chave normalmente está atrelada a começar.
Lembre-se que você não precisa ser criativo, pois a pesquisa está relacionada ao profundo conhecimento do seu público e ao uso das ferramentas certas.
Você pode utilizar diversas ferramentas, muitas gratuitas, que te auxiliar no processo de escolha da palavra chave. Vamos conhecer algumas!
- Keyword Planner do Google Adwords: além de disponibilizar novas ideias de palavras-chave para o seu negócio, ele ainda apresenta dados sobre o volume de buscas de cada uma delas. É sensacional e de graça!
- Google Trends: a ferramenta mostra quais termos estão sendo mais pesquisados no momento ou em qualquer período de tempo definido por você. Com ela, também é possível realizar, gratuitamente, comparativos para saber quais palavras estão sendo mais utilizadas pelos usuários na hora da busca.
- SEMRush: essa é uma ferramenta paga, diferente das demais, e serve para análise de palavras-chave, análise global do seu site e análise de como a concorrência está trabalhando as palavras chaves deste conteúdo.
Com essas ferramentas, você já pode começar a realizar um trabalho de pesquisa e planejamento de palavras-chave para que a sua empresa passe a ganhar cada vez mais destaque na internet.
Quer começar agora mesmo? Vamos te dar algumas dicas em um passo a passo básico de como começar a encontrar suas palavras chaves através do Google. Confira abaixo!
Como usar o Google Adwords
- Acesse o planejador de palavras-chave fazendo login na sua conta do Google AdWords;
- Pesquise ideias de palavras-chave
- Crie uma nova lista de palavras-chave
- Faça uma análise detalhada das tendências e dados de volume de pesquisas;
- Escolha as palavras-chave que têm maior relação com o seu site e com os produtos que você está vendendo;
- Escreva suas postagens fazendo o uso das palavras-chaves mais importantes.
Pronto! A mágica vai acontecer. Lembre-se que nada é tão fácil quanto parece, e muito menos difícil, certo?
A palavra-chave é ponte entre seu público e você. Utilize todos os recursos disponíveis para garantir a máxima eficiência dessa ponte.
Apesar de os últimos ensinamentos terem viés de SEO, é possível converter as instruções em uma visão de negócio.
Faça o uso correto das palavras, crie estratégias, mantenha o engajamento e a veracidade dos fatos. Você irá crescer através da internet, pense nisso!