Na era da Internet e em um contexto de globalização, está se tornando cada vez mais difícil para uma empresa se destacar graças aos seus produtos ou serviços.
Na verdade, o preço não é mais o único critério para selecionar clientes. Assim, hoje, muitas estruturas de todos os tamanhos dependem muito de sua imagem.
O que isso significa e quão importante é a imagem de marca de uma empresa? Nós te contamos tudo.
O QUE É BRANDING?
Apesar do que se possa pensar, branding não é a representação que uma empresa quer se dar. Em vez disso, trata-se de como é percebida por pessoas de fora, como consumidores, por exemplo.
Hoje, ter uma boa imagem é essencial para qualquer empresa porque, diante de dois produtos similares, um consumidor escolherá o produto que tem a maior notoriedade, aquele que causará a melhor impressão (qualidade, preço, design), mas especialmente aquele que realizou o melhor branding (publicidade e estratégia comercial).
Além disso, uma boa imagem de marca tem muitas consequências positivas:
⦁ O aumento das vendas e, portanto, do volume de negócios
⦁ Aumento da participação de mercado
O objetivo de qualquer empresa é, então, entender como ela é percebida por seus clientes, a fim de combinar a percepção pública com a imagem que deseja dar a si mesma.
Para fazer isso, é necessário conduzir uma estratégia de construção de identidade por meio do marketing e comunicação da empresa.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING?
Todas as empresas sabem disso: o custo da prospecção é muito maior do que o da fidelidade do cliente.
Além disso, um cliente fiel pode aumentar seu faturamento a longo prazo. Na verdade, um consumidor que aprecia sua marca está mais inclinado a comprar seus produtos.
Ele também fala sobre isso mais facilmente ao seu redor, causando um efeito bola de neve.
Neste caso, em vez de lutar pela qualidade do produto ou do preço (que ainda são critérios importantes), muitas marcas se concentram na satisfação do cliente.
Em outras palavras, elas oferecem uma experiência de usuário diferente de seus concorrentes, fazendo o melhor para garantir que sua imagem seja percebida positivamente por seus clientes.
Branding é importante porque permite que você fique continuamente na mente de seus consumidores.
De fato, ao oferecer mensagens únicas e originais e um produto/serviço de qualidade, você atrairá mais facilmente novos clientes potenciais, mantendo seus clientes antigos. Isso é chamado de pull marketing (os clientes vêm até você).
Entre os exemplos mais flagrantes, podemos citar a Apple. Graças ao carisma de Steve Jobs, a empresa conseguiu se recuperar e se tornar uma das líderes em seu setor.
Outro exemplo: MacDonald’s. Reconhecida por ser o templo do fast food, a marca reinventou sua comunicação e produtos para se livrar dessa imagem de fast food.
Assim, além de oferecer menus infantis com frutas para sobremesa, toda a sua comunicação agora é baseada em destacar receitas saudáveis usando ingredientes saudáveis.
Estes são obviamente apenas alguns exemplos. Mas eles são ambíguos o suficiente para mostrar a importância de uma boa estratégia de branding.
COMO MELHORAR SEU BRANDING?
Agora vamos lhe dar algumas dicas para ajudá-lo a trabalhar efetivamente em sua reputação offline e online.
SAIBA PARA QUEM IRÁ VENDER
Em primeiro lugar, recomendamos que você estude seu alvo com precisão. Conheça seus consumidores em detalhes perguntando a si mesmo o que eles esperam de uma empresa como a sua.
Para fazer isso, não hesite em usar um questionário de satisfação ou usar os vários estudos relacionados ao seu setor. Isso permitirá que você forneça a resposta certa no momento certo.
ESTEJA ATIVO ONLINE
Depois de saber com quem entrar em contato, crie um blog e páginas em diferentes redes sociais. Dependendo do seu setor, você terá que escolher cuidadosamente as redes sociais nas quais deseja estar presente.
Selecione primeiro aquelas que permitem que você se aproxime do seu público-alvo. Então, cabe a você propor mensagens originais e impactantes que façam o cliente querer se interessar pela sua empresa.
Para fazer isso, reserve um tempo para criar uma linha editorial coerente. Você também pode convidar influenciadores para se comunicarem sobre seus produtos e aumentarem sua notoriedade.
CONSTRUA SUA IDENTIDADE VISUAL
Contudo, não se esqueça de construir uma identidade visual forte e reconhecível. Isso requer um logotipo, mas também o design do seu site e ferramentas de comunicação. Não negligencie o marketing de cores!
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Finalmente, trabalhe no seu atendimento ao cliente em todas as etapas da venda. Ofereça dicas para orientar melhor seus consumidores e permitir que eles escolham o produto certo, permaneça disponível o tempo todo para tranquiliza-los e, acima de tudo, saiba como retê-los após a compra: estas são as chaves para um bom atendimento ao cliente.
Lembre-se: o cliente deve estar no centro de todas as atenções. Além disso, O erro de muitas empresas é se dar muita importância esquecendo que os consumidores são os pilares do seu negócio.
A frase “O cliente é rei” nunca foi tão verdadeira. Conheça-o e traga-lhe o que ele quer para ganhar sua confiança e mantê-lo a longo prazo.