MARKETING DE RELACIONAMENTO
O marketing de relacionamento é caracterizado por todas as ações feitas pela empresa como objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com o cliente.
Oferecendo benefícios e assim garantindo a fidelidade dos seus clientes.
O principal objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.
COMO IMPLANTAR O MARKETING DE RELACIONAMENTO NA SUA EMPRESA?
Para a empresa conseguir esse feito, é necessário que ela implante a cultura de fidelização dos clientes junto aos seus colaboradores, pois a relação entre empresa e cliente se inicia no primeiro contato com a empresa (Exemplo: uma ligação para esclarecer duvidas ou obter informações).
Por isso, é importante a empresa ter um atendimento diferenciado, que cative e conquiste o cliente desde o primeiro momento, de forma que a relação seja concluída com a venda do produto ou serviço e se propague para outras operações e vendas.
Além do mais, seus clientes podem se tornar uma de suas formas de propaganda, entusiasmando novas pessoas a adquirir os seus produtos e serviços, pois se eles estiverem satisfeitos com a marca, propagarão de forma gratuita o retorno que seus produtos e serviços trazem pra eles.
A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR OS CLIENTES
Para que o marketing de relacionamento cresça na sua empresa é importante que se construa um banco de dados que esteja sempre atualizado com os dados de seus clientes.
É através dele que sua empresa vai criar campanhas e investir em formas de fidelizar seus clientes. Outro ponto significante é identificar os clientes que realizar compras com maior frequência e aqueles clientes que possuem maior relevância no faturamento da empresa.
Esses clientes precisam ter um tratamento diferenciado, realizando um acompanhamento atípico, demonstrando esforços para estreitar a sua relação com esses clientes.
Após esse processo de identificação dos seus clientes, a empresa dará inicio ao marketing de relacionamento com o seu público-alvo.
Em seguida, a empresa pode criar o seu plano de Marketing de relacionamento. Veja a seguir alguns exemplos:
1 – Entrando em contato informando ofertas de produtos;
2 – Parabenizar o cliente em datas especiais da sua vida
3 – Realizar pesquisas de satisfação com os clientes
4 – Oferecer bonificação através de planos de fidelidade
5 – Entre outros
A satisfação e o sucesso do marketing de relacionamento está totalmente ligado o quanto a empresa conseguiu se aproximar do seu cliente, compreendendo as necessidades e desejos, conseguindo progredir no aumento de vendas e o reconhecimento da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrente.
O plano de marketing de relacionamento também oferece um êxito no feedback do público, descobrindo se está havendo satisfação ou não em relação aos produtos e serviços fornecidos ao mercado.
7 DICAS PARA UM MARKETING DE RELACIONAMENTO DE SUCESSO
DICA 1: voltando a falar da importância de identificar os clientes
Essa é uma ação que muitas empresas subestima, com isso acabam com um banco de dados inconcluso ou desatualizado e quando necessário contatar com o clientes não conseguem ou não obtém um contato preciso e eficiente.
DICA 2: CONHECER OS CLIENTES
Uma forma de conhecer melhor os clientes é aproveitar cada oportunidade para estar verificando e atualizando os dados.
Isso pode ser feito após cada compra, por exemplo.
Outra forma é encaminhar com regularidade pesquisas de opiniões junto a algum benefício (um brinde, desconto ou participação em sorteio) para garantir resposta da maioria.
Também acontece de espontaneamente clientes mostrarem suas avaliações durante o atendimento. Você pode capacitar sua equipe para registrar as opiniões, críticas, e sugestões recebidas verbalmente no histórico do cliente.
Nuca esquecendo da pergunta mais importante: Você recomendaria nossa empresa a um amigo?Sempre que a resposta for sim, você saberá que está desenvolvendo um bom relacionamento com seu cliente.
DICA 3: SEGMENTAR E PERSONALIZAR
Já sabemos da importância dos dados dos clientes. Porém, ele deve ser bem utilizado.
O objetivo é segmentar os clientes de acordo com critérios relevantes em seguida criar abordagens personalizadas para cada segmento.
Você pode segmentar os clientes entre sexo masculino e feminino, e assim criar campanhas promocionais focada nas necessidades e expectativas de cada um. Exemplo: Um grupo recebe campanha relacionada ao dia dos pais e outro no dia das mães.
Essa é uma dica simples. Mas você pode deixar a segmentação mais complexa, combinando vários critérios. Quanto mais detalhes for a segmentação, maior a chance de você acertar o alvo e ser bem sucedido com uma campanha personalizada.
DICA 4: CRIAR AÇÕES QUE INCENTIVAM RETORNO
Esses tipos de ações certificam o retorno e desenvolve melhor o relacionamento com o cliente a longo prazo.
Pra criar esse incentivo, é recomendado que a cada compra, o cliente ganhe benefícios para voltar a comprar de novo. Com isso, sua empresa acaba formando um ciclo, não apenas vendendo mais como também cativando e melhor conhecendo o cliente.
Um outro exemplo são as pesquisas de satisfação associada a um brinde na próxima visita.
Citamos também a tática de alguns restaurantes, que após uma visita, dão aos clientes pra responder uma pesquisa online. Respondendo a pesquisa, o cliente ganha um aperitivo grátis na próxima visita.
DICA 5: SER SISTEMÁTICO
O marketing de relacionamento só em bem sucedido quando ele é sólido, sistemático. Também, é baseado no longo prazo. Não se pode satisfazer o cliente apenas no momento e depois esquecer que ele existe.
Por isso, as campanhas devem ser constantes e o contado frequente e continuo. Do contrário, você terá uma baixa taxa de fidelização e precisará sempre conquistar novos clientes (e vale lembrar que isso é mais trabalhoso e caro) Dessa forma, é bom estabelecer um cronograma, definindo detalhes e prazos de cada ação.
Enviando e-mails em datas especiais. O cronograma consiste em planejar, visualizar e controlar o desenvolvimento do marketing de relacionamento ao longo de um período. Esse período pode ser trimestral,
semestral ou, até, anual.
DICA 6: MONITORAR OS RESULTADOS
Mesmo o marketing de relacionamento exigindo um contato continuo, o significado disso pode variar conforme o mercado que você atua.
Exemplo, você não se incomodaria de receber um e-mail todo dia de uma empresa varejista com ofertas para seus produtos favoritos.
Já no mercado B2B, enviar e-mails todos os dias não vai aumentar as chances de vendas, na verdade, pode até desgastar o relacionamento.
Como conhecer a melhor abordagem então? Através de testes e do monitoramento dos resultados. No caso de e-mail marketing, isso significa acompanhar KPIs como a taxa de aberturas e a taxa de cliques.
A frequência de envio de e-mails é apenas um item que deve ser monitorado. Mas você deve medir os resultados de cada ação desenvolvida. Assim, o marketing de relacionamento trará frutos cada vez mais satisfatórios.
DICA 7: TRABALHAR COM O RELACIONAMENTO EM DUAS VIAS
O marketing de relacionamento não consiste em apenas falar com o cliente mas também ouvi-lo. E, claro é necessário ter os canais certos para isso.
Muitas empresas pecam não tendo um canal de comunicação adequado para receber reclamações ou responder perguntas dos clientes. ou quando possuem o canal, não funcionam devidamente.
Quem nunca passou horas no atendimento telefônico e acabou insatisfeito sem conseguir resolver seu problema.
Procure sempre trazer respostas rápidas e diretas. Saiba que a maneira como esses canais funcionam terá um forte impacto na impressão que o cliente tem sobre a empresa.
FONTE:
https://marketingdeconteudo.com/marketing-de-relacionamento/
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