O pixel do Facebook é a ferramenta essencial para todos os empreendedores que anunciam no Facebook Ads.
É literalmente um pixel que, uma vez instalado em seu site, permite que você analise e meça a eficácia de seus anúncios rastreando as ações dos visitantes do seu site.
A princípio, é graças a esse pixel que seus sites favoritos exibem anúncios dos produtos que você viu no Facebook ou Instagram!
POR QUE INSTALAR O PIXEL DO FACEBOOK?
O pixel do Facebook é a chave para otimizar seus anúncios. O pixel fornece informações importantes (visualizações de página, envio de formulários…) que você pode usar para criar melhores anúncios no Facebook, ao mesmo tempo em que lhe dá a capacidade de segmentar seu público de forma mais relevante e precisa.
É importante ressaltar que só porque você ainda não usa os anúncios do Facebook não significa que não precisa instalar o pixel!
Pelo contrário, você pode começar a coletar dados que pode usar assim que estiver pronto para criar e lançar seus anúncios no Facebook. No entanto, O pixel do Facebook instalado em seu site também será útil para o Instagram, já que a agência de publicidade é comum entre os dois serviços.
Com o pixel, você pode:
ACOMPANHAR AS CONVERSÕES
Analise com precisão o desempenho de seus anúncios rastreando as ações dos visitantes do seu site. Além disso, o rastreamento de anúncios permitirá que você rastreie conversões em seu site como resultado de suas campanhas publicitárias no Facebook.
FAÇA MELHORES REDIRECIONAMENTOS
Redirecione pessoas que visitaram uma página específica ou realizaram uma ação desejada em seu site criando públicos personalizados.
Ao instalar o código básico de pixels do Facebook em seu site, você pode começar a redirecionar pessoas imediatamente com anúncios do Facebook e reduzir seus custos de aquisição.
MELHOR SEGMENTAÇÃO
Além de segmentar todos os visitantes do seu site, você também pode criar públicos personalizados para segmentar pessoas que correspondem às suas personas, EXCLUINDO todas as pessoas que já viram seus anúncios, seu site ou que já compraram para evitar pagar duas vezes! Também impedirá que seus visitantes se sintam rastreados!
CRIAR PÚBLICOS SEMELHANTES
Crie públicos semelhantes tomando ações específicas de um grupo de visitantes do seu site como ponto de referência. No entanto, o Facebook gera públicos de pessoas semelhantes a um público personalizado que você já criou.
Essas audiências são baseadas em uma ampla variedade de fatores que vão muito além da idade e dos interesses.
MELHORAR A CONVERSÃO
Em vez de simplesmente veicular um anúncio de tráfego e esperar que as pessoas convertam quando chegarem ao seu site, você pode criar um anúncio de conversão que seja bastante otimizado para pessoas que podem tomar uma ação específica em seu site.
Você pode otimizar para compras, visualizações de página, leads e muito mais. Essa otimização está disponível apenas para aqueles que instalaram o pixel do Facebook. Além disso, você deve acessar a página do Business Manager do Facebook e fazer login na sua conta.
Depois, há alguns passos a seguir:
CRIE O PIXEL DO FACEBOOK PARA O SEU SITE
Vá para a guia “Gerenciador de Eventos”. É aqui que poderemos gerenciar pixels e eventos. Em seguida, no lado esquerdo do seu painel, selecione “Pixel”. No entanto, na janela que aparece, selecione “Web” para definir o seu site como fonte de dados pixel.
É possível selecionar um aplicativo com SDK móvel, como também os dados da sua loja física importando as informações do cliente (e-mail e número de telefone, por exemplo).
Escolha aqui “Facebook Pixel”. A API de conversão é uma das ferramentas de negócios do Facebook que permite que você crie eventos web de ações-chave ou dos clientes diretamente de seus servidores para o Facebook.
Além disso, as últimas atualizações do IOS e navegadores vão reduzir a precisão do pixel. O próximo passo é dar um nome ao seu pixel. Além disso, você pode também usar a URL do seu site.
A princípio, para instalar o pixel, você tem duas possibilidades. Ou adicioná-lo manualmente na tag <head> do seu site. Ou por meio de aplicativos para fazê-lo diretamente a partir de tecnologias de parceiros do Facebook (WordPress, Shopify …)
Por fim, lembre-se de ativar a correspondência automática. Mesmo que as informações processadas sejam criptografadas antes de serem enviadas ao Facebook, os algoritmos detectarão correspondências entre os dados de seus visitantes e os membros do Facebook.
CRIANDO UM EVENTO
A princípio, depois que o pixel estiver instalado e a correspondência automática estiver ativada, é hora de criar um evento. Basicamente, o pixel do Facebook enviará o evento “PageView” que corresponde às páginas visualizadas pelos visitantes do seu site.
Isso já é suficiente para poder criar públicos com base em visualizações de página. Por exemplo, crie um público de todas as pessoas que viram meusite.com/produto/pagina2.
Mas é possível ir mais longe e configurar outros eventos. Para fazer isso, digite a URL da página que deseja seguir e clique em “acessar o site”!
Além disso, o Facebook abrirá sua página com a ferramenta de configuração de eventos do Facebook. Você pode navegar para escolher as páginas a seguir com precisão.
No entanto, adicione o URL na ferramenta de configuração clicando em “rastrear um URL” ou no botão a seguir selecionando-o.configuração de evento pixel fb
Em seguida, defina o tipo de evento. Existem 10:
⦁ Adicionar informações de pagamento
⦁ Adicionar ao carrinho
⦁ Adicionar à Lista de Desejos
⦁ Finalizar Registro
⦁ Contato
⦁ Personalização do Produto
⦁ Doação
⦁ Pesquisa de Localização
⦁ Iniciar Pagamento
⦁ Perspectiva
⦁ Compra
⦁ Calendário
⦁ Pesquisa
⦁ Período de Avaliação Inicial
⦁ Envio de Solicitação
⦁ Assinatura
⦁ Visualização de Conteúdo.
Por fim, lembre-se de clicar em Concluir configuração para salvar o acompanhamento.