Em tempos de “crise”, qualquer mudança pode ser crucial para um negócio. Consumidores pensam mil vezes antes de gastar seu dinheiro, e aí está a importância do carrinho de compras no e-Commerce.
Quantas vezes você já fez isso? Olhou para o produto, gostou, mas saiu da loja sem levar nada. Isso acontece o tempo todo também nas lojas físicas.
Mas o que é feito para reverter a situação?
Para o leigo não passa de uma desistência, mas para o gestor o abandono de carrinho é uma dor de cabeça muito real, que atinge lojas virtuais no mundo todo.
Cada carrinho abandonado representa uma venda não concluída e a frustração de todo um investimento em marketing, tecnologia e produção.
Baseados nestes estudos, separamos para você sete medidas fáceis que podem diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce:
Dica #1 – Já vai embora?
Usar um alerta oferecendo benefícios como descontos especiais quando o cliente indica que vai sair da página é uma boa estratégia para fazê-lo mudar de ideia e ficar um pouco mais.
Caso ele esteja abandonando o carrinho, o alerta deve indicar urgência para concluir a compra como, por exemplo, afirmar que há poucas unidades do produto em estoque.
Dica #2 – Trago seu carrinho de volta em 2 cliques
Não adianta nada usar todas as técnicas disponíveis para trazer o seu cliente de volta para a loja se ele tiver que refazer todo o processo de compra.
A loja virtual deve facilitar ao máximo a recuperação do carrinho, de preferência já com os valores e frete calculados.
Dica #3 – Checkout fácil
Não faça o seu cliente perder tempo preenchendo longos formulários toda vez que for finalizar uma compra.
Seja claro o máximo que puder e para alcançar isso, tenha em mente que sua área de checkout deve ser:
- Objetiva – Apenas informações necessárias para o fechamento da compra
- Pontual – Nada de conteúdos irrelevantes e que não possuem nenhuma ligação com o produto que está sendo comprado
- Intuitiva – Indique de forma clara todos os passos necessários para que o cliente conclua o processo de compra.
Dica #4 – Pagamento Flexível
Seu cliente precisa de opções! Por isso, você deve dar a ele diversas alternativas de pagamento. Afinal, é bastante frustrante para o consumidor perceber que não será possível adquirir o produto que deseja pela falta de opções de pagamento.
Entre as opções, você deve ter:
- Cartão de crédito
- Boleto bancário
Dica #5 – Frete justo
Algumas lojas oferecem valores baixos pelos seus produtos, mas, em contrapartida, cobram uma taxa de frete muito alta, bem acima do praticado no mercado.
O cliente tende a sentir mais no bolso gastando com o preço de entrega do que com o produto que quer levar. Ofereça fretes com valores justos para não assustar o consumidor ao final da compra.
É importante também que sua loja tenha diversas opções de entrega. Dessa forma, o cliente pode escolher a forma que o atende melhor, seja pelo preço, seja pelo prazo que ele terá que aguardar para receber o produto.
Dica #6 – Envie e-mails
Mande um e-mail mostrando os produtos que o consumidor abandonou no carrinho. Aproveite e ofereça um cupom de desconto para incentivá-lo a finalizar a compra.
Como já foi dito, grande parte desiste por causa do preço final, e o desconto pode animar a concluir a compra.
Dica #7 – Mantenha a possibilidade de recuperação do carrinho
Não feche as portas para recuperação de um carrinho já abandonado!
Por que dizemos isto? Possibilitar que o cliente recupere os produtos que ele colocou no carrinho, mas por algum motivo, desistiu, estimula a volta do cliente e a conclusão da compra.
Menos trabalho para ele, mais chances de fechar negócio para você!
Alguns consumidores gostam de verificar seus pedidos várias vezes antes de finalizar a compra. Deixe os itens do carrinho visíveis ou de forma que o usuário tenha fácil acesso ao que pretende comprar, sem que ele precise voltar várias páginas para isso.
Conclusão
Tudo isso são questões que o consumidor leva muito em conta na hora de finalizar uma compra, e você pode manter essa organização e funcionalidades com uma boa plataforma de e-commerce com gestão integrada.
Vimos ainda que é essencial não sufocar o visitante com perguntas desnecessárias e como é importante apresentar informações sobre pagamento pontuais e esclarecedores. Além disso, lembre-se de usar promoções a seu favor!
Sendo assim, agora deixemos para trás a realidade de uma baixa taxa de conversão do carrinho de compra, afinal, você já pode pôr em prática as dicas aprendidas aqui e em nosso conteúdo sobre vendas online para ver o carrinho de compras do seu e-commerce andar rumo ao sucesso.
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