Escrever focando em conversões é uma ótima forma de definir o que é copywriting mas o conceito não se baseia apenas nisso.
Além do mais, para atingir esse objetivo a seleção de cada palavra em um texto faz toda diferença.
Hoje, e cada dia mais a disputa de espaço com você são muitas e dessa forma quem tiver uma melhor conversação com o público sai na vantagem.
Neste post, vamos explicar o que é copywriting e deixar algumas dicas pois para vencer na web não basta apenas produzir conteúdo é necessário converter!
O que é copywriting?
Copywriting nada mais é do que uma técnica de produção de conteúdo voltado à conversão. Podendo variar por objetivos de marketing ou publicitário. Compreende a elaboração de textos para conduzir o cliente até à tomada de decisão para compra de um produto ou serviço.
Se você pensou que o termo “copy” está relacionado a algum tipo de cópia, de certo modo você não pensou errado.
Uma importante diferença do copywriting para algum outro tipo de escrita está na sua reprodução excessiva e um dos seus segredos é a originalidade do texto.
Ele deve ser único, exclusivo, elaborado de acordo com características, hábitos e interesses do público-alvo. E essa é uma preocupação que já destacamos, aparece a cada nova frase na escolha da palavra certa.
Definitivamente copywriting não é e nem deve ser um texto comum. Não é como uma notícia que a intenção é a de informa tampouco um editorial que ate conduz o leitor mas a formação de opinião nunca a uma conversão.
No caso do copy, a intenção de provocar uma reação no usuária fica mais óbvia. Se o receptor ler a mensagem e continua sem reação não estamos falando de um bom copy.
Ele existe para ser uma texto que instiga, tira da zona de conforto e ainda estimula o clique.
Isso mesmo, o clique!
Até porque, para uma compra, assinar uma newsletter ou até mesmo um download, um dos segredos de copywriting esta na utilização de CTAs, call to action ou também conhecido como chamada para ação.
Se o texto é convincente o bastante para fazer o leitor a clicar em algum link no texto assim que esta ação acontece o copy cumpriu seu objetivo.
Qual a importância do copywriting?
Depois de entender o que é copywriting provavelmente você esteja pensando que não é uma tarefa fácil colocar essa estratégia em prática.
Ou talvez você esteja vendo como um grande esforço para algo sem importância. Se estiver pensando assim, você está muito enganado.
Hoje, ter uma empresa, produto ou serviço digital sem o copywriting é o mesmo que empreender dentro de um lugar isolado sem contato com o mundo lá fora.
É necessário acreditar que esse tipo de escrita persuasiva é importante para qualquer ideia de marketing na internet.
Dificilmente você irá fechar um negócio se jogar nas mãos do cliente um anúncio ou botão de compra.
É necessário conhecer seu público-alvo, conversar com ele, entender as necessidades e convencê-lo de que a tomada de decisão será realmente vantajosa.
Vejamos, se no mundo off-line já é incerto se posicionar apenas como vendedor, imagina no meio digital onde as possibilidades são bem maiores, inúmeras?
Copywriting é uma fase indispensável do seu relacionamento para com os seus clientes diria até mesmo muito antes deles se tornarem um.
Na geração e na nutrição de leads em cada fase do funil de vendas a conversação com o usuário que se identifica e estimula uma aproximação não é apenas necessário é obrigatório!
O leitor precisa se sentir acolhido por seu texto.
Não basta escrever, tem que converter!
Como diferenciar um bom e um mau copy? Na concretização da conversão. Apenas isso.
Um copy bem criado, segue a risca tudo que citamos sobre ele até aqui. É convincente, dedicado ao seu público e as suas necessidades, envolve seu usuário o convencendo e o conduzindo a tomada de decisão como essencial para ele.
Caso ele não clique, nem dê o próximo passo saberá que irá se arrepender e sair no prejuízo por não ter aproveitado aquela vantagem.
E este feito, por melhor que seja seu texto, não terá sucesso se ele não tiver as técnicas de um copywriting.
Caso tenha interesse em saber sobre o que deve e não deve fica de fora em um bom copy, veja no próximo tópico algumas dicas simples e práticas.
Converta seus visitantes com seus textos
Acabamos de mostrar que não basta saber o que é copywriting e ter um bom texto para usar a seu favor.
Arriscamos dizer que, mesmo redatores profissional de alto nível tendo talento para produzir conteúdo para sites e blogs, talvez não tenham habilidade e conhecimento necessário para ser um copywriting profissional.
Do lado oposto, alguém que não tenha desenvoltura para produzir textos para uma estratégia de marketing de conteúdo se saia bem na escrita direcionada a vendas.
Independente qual seja o seu caso, as dicas a seguir servirá para construir um copy clássico e definitivo, para que você obtenha os resultados de conversão que deseja.
Storytelling
Sabe o que é storytelling? Já ouviu falar sobre?
Nada mais é que, a forma de envolver o leitor contando uma história relevante e guiando de forma segura até a conversão desejada.
A habilidade dessa técnica contribui com tudo que já destacamos até aqui sobre o que não pode faltar em um copywriting.
Fazer storytelling é usufruir ao máximo da sua habilidade de comunicação. De propagar a mensagem exata no momento oportuno de seduzir pelas palavras e digamos até comover, despertar emoção através do seu texto.
Mostre que o que você oferece surte realmente efeito na vida das pessoas e em troca receba seus objetivos alcançados.
Foque sempre no cliente
Porque batemos sempre na mesma tecla ao explicar o que é copywriting? Se você não acompanhar constantemente enquanto cria seu texto, pode ser enganado pelas próprias expectativas.
Ou seja, você queria a conversão, deseja a venda e alcança seu objetivo se o cliente confirmar o que pra ele signifique uma despesa.
Mas em hipótese alguma use em seus textos palavras ou expressões que se refira a perda. Foque no cliente e convença-o de que até gastando há lucros.
Como? Investindo em algo que só lhe trará vantagens.
Crie landing pages com conteúdo que converta
Agora que você já entende como criar um copy arrebatador, não pode errar na landing page.
landing page é uma página de conversão que serve como intermédio para o usuária se tornar um lead, que é um potencial cliente.
Do mesmo modo do copywriting a landing page deve ser bastante atrativa porém com uma básica diferença. Enquanto o copy é envolvente e muitas vezes longo o landing é direto e objetivo.
Sua informação deve ser chamativa mas direta, sem distrações.
Além do mais, chegando na landing page, quer dizer que você conseguiu converter o cliente com seu texto e já pode da o próximo passo.
Sendo assim, nesse momento não use de informações que possa vir a atrasar a conversão.
Muito cuidado na escolha de cores, e muita cautela no uso de imagens!
Veja alguns tópicos essenciais em uma landing page de sucesso.
* Página limpa, sem distrações.
* Escrita objetiva, foco no ponto principal
* Título atraente para impressionar o usuário
* Realize oferta clara e objetiva
* Prepare um formulário simples para assegurar o lead
* Inclua um CTA para garantir a conversão
Concluindo
Compreendendo o que é copywriting e a sua relevância na estratégia digital, fica óbvio que você precisa desse formato de texto para despertar conversões.
Neste artigo demonstramos várias dicas para estabelecer uma relação com o leitor e atingir seus objetivos.
Agora, basta colocar seu talento para atuar se dedicando a tarefa ou contratando um copywriting profissional com capacidade para despertar seus clientes potenciais com textos persuasivos.
Priorize seus clientes e alcance seus objetivos!
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