CHATBOT: É uma plataforma de grande utilidade para pequenas, médias e grandes empresas. Entenda como essa ferramenta funciona e como pode auxiliar sua empresa na interação com consumidores.
O que é um Chatbot?
chatbot ou também conhecidos como, assistentes virtuais, agentes virtuais ou bot (abreviação para robô de chat) é um software que gerencia as trocas de mensagens de um chat automaticamente.
Podendo ser instalado em sites, aplicativos próprios ou populares, como o Facebook Messenger, Telegram ou para WhatsApp.
Variando do público-alvo e das necessidades das empresas, você pode escolher chatbot whatsapp grátis e melhorar as suas conversas.
Quais tipos de Chatbot?
Existe do simples ao mais complexo. O modelo básico com pequenas automatizações, onde ele fornece respostas e opções de serviços, orientando os clientes a esclarecer dúvidas ou realizar algumas ações (exemplo: Um chatbot para conferir débitos ou até mesmo apresentar uma 2a via de boleto).
Existe também versões mais expandidas e sofisticadas que contam com uma inteligência artificial, chamados de NLP que os tornam aptos para aprender com exemplos de atendimento, transmitindo informações sobre os produtos e serviços oferecidos e executando ações mais complexas, também permite integração entre o chatbot e sistemas legados da empresa.
Quando preenchido com informações precisas e necessárias, a ferramenta inteligente aprenderá com as novas interações e será habilitado de atualizar-se automaticamente (o que denominamos aprendizado da máquina, ou machine learning).
Por conta disso, a inteligência Artificial é classificada como uma tecnologia avançada em chatbot, oferecendo características aos programas e softwares que equivalem ao funcionamento da inteligência humana, capaz de criar informações a partir de dados fragmentados.
A empresa de pesquisa Gartner projeta que menos de 15% das interações dos clientes serão tratadas por um humano até 2020.
Os chatbots também podem ser classificados de acordo com a sua função principal, como por exemplo:
Chatbots para Atendimento a Clientes / SAC: Neste tipo de chatbot, sua principal função é automatizar o atendimento a clientes, geralmente o que nomeamos de atendimento de primeiro nível (aquelas necessidades comuns e que correspondem a um alto volume de demanda).
É capaz de converter os scripts do atendimento de call centers para a linguagem do atendendo virtual. Automatizando este serviço, ganha-se em escala e atendentes humanos poder ser direcionados a outros atendimentos sendo útil em funções de mais complexidade.
Chatbots para Captação de Leads: Cogitando esta como principal função o chatbot estará apto e disponível durante uma visita e navegação de uma pessoa no site de sua empresa,podendo estar apresentando produtos e serviços mas principalmente envolvendo o visitante em um diálogo capaz de coletar informações do lead (prospect) e assim encaminhar para o time comercial.
FONTE: https://www.globalbot.com.br/chatbot