As métricas das redes sociais são resposta para qualquer negócio assim como para eventuais problemas que possam vir a acontecer.
Ou seja, as métricas acabam ajudando você a não só descobrir onde está errando, mas também onde pode dedicar mais do seu tempo e dinheiro.
Em primeiro lugar, sabemos que as redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação.
Com o alcance que elas oferecem podemos direcionar novos visitantes para o site, assim como alcançar novos leads e prospectar novos clientes.
Desta maneira, além de ter uma ótima estratégia nesses canais, é importante acompanhar os resultados de cada ação feita através das mídias. Tudo isso com uma única ferramenta: as métricas!
Veja bem, uma das maiores vantagens do marketing digital é poder mensurar seus resultados de forma clara e objetiva. Não tem como errar, aliás, se houver erros é inteiramente possível corrigir.
Os dados mencionados com as métricas acabam dando mais profundidade aos assuntos e mostra um ponto de vista especial através dos indicadores.
Vamos entender melhor como funcionam as métricas e porque são tão importantes? Acompanhe o artigo e confira!
O que analisar nas redes sociais?
Para iniciarmos justamente do começo vamos cumprir o que o título promete: as principais métricas a serem analisadas nas redes sociais.
Conheça cada uma e saiba da sua importância!
1 – Curtidas
O número de curtidas é a métrica mais básica do Facebook e também uma das mais importantes.
Ela é um dos maiores indicadores do crescimento de uma página, mas tome cuidado: o número de curtidas/seguidores é uma métrica de vaidade. Ou seja, sozinha ela não significa muita coisa viu?
O Instagram que nos diga. Resolveu tirar o número de curtidas e fazer com que o povo todo mostre realmente o seu valor e que as marcas possam realmente conquistar seus seguidores.
2 – Alcance
Como saber se o seu público visualizou o conteúdo que você publicou?
O painel de alcance lhe dá a oportunidade de ver toda a distribuição das suas publicações no feed dos usuários.
No Facebook, por exemplo, sabemos que o alcance vem diminuindo por conta das mudanças no algoritmo da rede.
Por isso é importante nunca medirmos ele sozinho viu? O engajamento entra em conjunto com este tipo de métrica de rede social e vamos falar dele abaixo.
3 – Engajamento
O engajamento é a métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação, visto que ele leva em consideração o número de curtidas, comentários bem como compartilhamentos.
Isto porque, o que adianta produzir um bom conteúdo, entregar aos seus leads, mas não fazer com que eles interajam com você?
Essa métrica é fundamental para ações de branding, onde a imagem que a marca transmite ao público é o maior objetivo.
Analisar o engajamento é uma das métricas mais ideais para saber em como você anda nas redes sociais. Mas, nada de engajar negativamente certo? É necessário ter sentimento. Veja abaixo o que é essa métrica!
4 – Sentimento
Além de acompanhar o volume através do engajamento, é importante observar a qualidade dos mesmos.
Afinal, o que as pessoas comentam? As interações com a sua marca são positivas ou negativas? Existem muitos xingamentos por isso você está famoso?
Ao analisar o sentimento você passa a descobrir se as suas publicações estão agradando seu público. Desta maneira poderá estudar novas formas de mantê-los ativos com sua marca.
5 – Impressões
Este tipo de métrica existe apenas no Instagram e é uma forma bem bacana de analisar como sua marca se comporta nas redes sociais.
As impressões nada mais são que o número total de vezes que a sua publicação foi vista. Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando pela primeira vez ou não. Este número pode ser muito importante para campanhas de impulsionamento.
6 – Stories
Os stories acompanham um conjunto de métricas que podem ser analisar. Neste tópico, vamos falar um pouquinho sobre cada uma, certo?
- Interações: quantos toques teve a sua história.
- Descoberta: o total de contas que foram alcançadas.
- Toques para voltar: é o número de pessoas que voltaram para ver uma foto ou vídeo.
- Toques para avançar: é o número de pessoas que clicaram para ver a próxima foto ou vídeo.
- Saídas: define o número de vezes que alguém saiu da sua história.
- Respostas: o número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu.
Estes números podem ser positivos ou negativos, de acordo com seus seguidores.
Consequentemente é por isso que sempre dissemos que o número de seguidores não diz muita coisa se eles não estarem ativos com você.
7 – Taxa de rejeição
A taxa de rejeição mostra o quanto o seu público está rejeitando o seu conteúdo. Aliado ao Google Analytics, a taxa de rejeição aponta a porcentagem de acessos ao seu site ou blog que não tiveram interações com a página e foram fechadas logo após abertas.
Ou seja, essa métrica analisa o tempo que os usuários passaram no seu site assim como de onde ele veio. Está inteiramente ligada as redes sociais.
Conclusão
Por fim, para alcançar bons resultados nas mídias sociais, além de conhecer as principais métricas, você precisa realizar um monitoramento constante.
Não se prenda a métricas de vaidade, avalie se o investimento realizado está gerando o resultado esperado.
Estude a fundo cada uma das citadas acima e tenha sucesso em seu negócio digital!
Se gostou desse post, comente abaixo ou entre em contato conosco
Pingback: Como fazer sucesso no TikTok? - DM Market
Pingback: O que é e para que serve uma Landing Page? Saiba tudo como funciona...