Em longos ciclos de vendas, a paciência prevalece. Além disso, Pode levar semanas ou meses para o cliente decidir que sua solução ou serviço é o certo. É por isso que é tão essencial manter contato.
O bate-papo online pode ajudar a reduzir a taxa de cancelamento de assinatura e disparar o número de conversões para compras de produtos comuns. No entanto, exige que seus clientes estejam online, o que não é prático para ciclos de vendas mais longos.
O WhatsApp, por outro lado, está mais em sintonia com nosso estilo de vida nômade moderno. Com mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo e uma impressionante taxa de abertura de 98%, é o canal ideal para manter contato e responder perguntas por um longo período de tempo.
Neste artigo, você aprenderá a atrair clientes potenciais e existentes aproveitando os benefícios que o WhatsApp traz para o setor de vendas.
1. USE A FUNÇÃO DE CATÁLOGO
A princípio, a função de catálogo do aplicativo WhatsApp Business serve como uma vitrine móvel para empresas que desejam apresentar seus produtos. No entanto, isso evita que as empresas tenham que enviar fotos uma a uma e repetir as informações que divulgam.
Para cada item em seu catálogo, uma empresa pode adicionar informações como preço, descrição, imagens, nome e número do produto.
Itens semelhantes podem ser agrupados no mesmo catálogo. Você também pode criar um catálogo separado para cada item e diferentes versões de uma foto.
2. USE A FERRAMENTA DE TRANSMISSÃO
O potencial do WhatsApp como plataforma promocional ainda está inexplorado. Além disso, você pode enviar aos seus clientes conteúdo informativo ou promocional através da função “transmissão” sem violar sua privacidade.
E como você precisa do consentimento de seus clientes para enviar mensagens do WhatsApp, você pode ter certeza de que terá apenas segmentação de clientes potenciais interessados.
Como uma atualização de status está disponível apenas 24 horas por dia, o “princípio da raridade”, um fenômeno psicológico que aumenta as conversões, funciona a seu favor.
3. USE AS RESPOSTAS AUTOMÁTICAS
As respostas automáticas por e-mail são rapidamente perdidas em caixas de entrada sobrecarregadas.
Às vezes, eles até chegam às pastas de spam de seus clientes.
Altas taxas de abertura no WhatsApp garantem que os clientes não percam as confirmações do seu pedido ou atualizações importantes de status.
Para incentivar seus clientes a optar por mensagens do WhatsApp, a KLM oferece a eles a opção de receber suas confirmações de reserva, informações de voo e cartões de embarque neste canal.
4. SERVIÇO PÓS-VENDA
O relacionamento com o cliente não para depois que a compra é feita. Todo mundo já comprou um produto que não atendeu às suas necessidades ou que não sabia como usar.
Se um cliente tiver que ter que lutar para obter um reembolso ou obter ajuda com um produto, ele não hesitará em não comprar de você da próxima vez.
O WhatsApp é uma maneira fácil de fornecer suporte pós-venda aos seus clientes sem que eles tenham que pegar longas filas ou repetir informações.
Em um estudo realizado pelo Facebook, 50% dos clientes que enviaram mensagens para empresas no WhatsApp ao longo de sua jornada do cliente – para aprender sobre o horário de funcionamento, fazer uma compra ou compartilhar seus comentários.
Para produtos que não exigem nenhum conhecimento técnico, você pode oferecer um tutorial em vídeo. As solicitações de reembolso podem ser processadas rapidamente sem o vai e o retorno de e-mails.
5. DESENVOLVA O RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Criar bons relacionamentos com os clientes é o Santo Graal para a maioria das empresas. No entanto, A principal vantagem do WhatsApp é que você se conecta com seus clientes em um canal que eles usam para se comunicar com seus entes queridos.
Por fim, combinado com um serviço mais rápido, direto e personalizado, o WhatsApp aproximará ainda mais seus clientes e, assim, aumentará seu número de conversões.
6. USE AS MENSAGENS EM GRUPO
A princípio, as mensagens em grupo são compartilhadas com os membros do grupo e também incluem respostas dos participantes do grupo. Além disso, é conveniente quando você precisa organizar grupos de notícias ou pesquisas de mercado antes de lançar um produto ou serviço.
A função de grupo também é a melhor maneira de conceder exclusividade a grupos específicos de clientes. No entanto, também é uma oportunidade de incentivar seus clientes a interagir uns com os outros e talvez abordar outros clientes existentes com um novo serviço ou produto que eles nunca experimentaram antes.
Além disso, o bate-papo em grupo do WhatsApp oferece benefícios para você e seu cliente: Seus clientes podem interagir facilmente com você e uns com os outros, e você pode se conectar facilmente a um público internacional.
7. PERSONALIZE SUA COMUNICAÇÃO
A princípio, se você fizer o marketing do WhatsApp corretamente, seus grupos continuarão a crescer. E à medida que crescem, você pode personalizar sua interação com os clientes comunicando-se diretamente com eles na plataforma – individualmente.
Isso é particularmente útil para pequenas empresas, porque a interação direta com os clientes facilita o envio de mensagens para a empresa se precisarem de um produto específico, perguntas ou suporte ao cliente.