Além do design geral da sua loja online, a otimização da imagem do produto determinará em grande parte se as pessoas o comprarão ou não.
No entanto, melhorar a experiência de navegação da sua loja online pode ser tão simples quanto ter excelentes fotos de produtos.
É importante lembrar que os compradores on-line não têm a mesma experiência sensorial que aqueles que fazem compras na loja.
Eles não podem tocar, experimentar ou cheirar os produtos que você vende. Além disso, uma boa foto do produto entende essa realidade e vai além de uma simples foto frontal para mostrar o ajuste e a aparência de um produto.
Mesmo que você não tenha experiência usando uma câmera, pode tirar excelentes fotos de produtos que aumentarão suas vendas on-line.
1. AUMENTE A NITIDEZ DA SUA FOTO
A coisa mais importante sobre qualquer fotografia de produto na sua loja é a nitidez de suas imagens.
Fotos desfocadas e pixelizadas tornarão mais difícil para o comprador obter uma imagem clara do seu produto e, em última análise, terão um impacto negativo no sentimento do usuário.
Má qualidade de imagem significa que os visitantes vejam seu site como menos confiável, e é provável que eles comprem em outro lugar com bastante rapidez.
2. USE UMA BOA CÂMERA
Certifique-se de estar usando uma câmera com uma boa faixa de abertura – quanto menor a abertura, mais fácil é focar a lente da câmera no produto que você está tentando vender e tirar uma foto cada vez mais nítida que faça justiça ao produto.
3. FOTOGRAFE TODO O PRODUTO
A princípio, esse truque parece bastante óbvio, mas ainda deve ser dito. No entanto, certifique-se de que todo o produto esteja visível em sua foto!
No entanto, seu produto deve estar reto, sem rugas e ter espaço vazio suficiente ao seu redor. Caso contrário, sua marca sofrerá.
Além disso, as pessoas veem fotos ruins de produtos e assumem que sua loja não presta atenção aos detalhes.
Imagine o que eles estão começando a assumir sobre seu serviço, processamento de pedidos e atendimento ao cliente? É melhor evitar esse risco.
A fotografia profissional de produtos indica claramente aos clientes em potencial que você é uma empresa confiável e não um amador.
4. AJUSTE A EXPOSIÇÃO DA FOTO
Certifique-se de que o produto esteja devidamente exposto. No entanto, isso significa que várias fontes de luz às vezes são necessárias para evitar sombras e áreas escuras em seu produto.
5. MANTENHA UM DIMENSIONAMENTO CONSISTENTE
A princípio, Certifique-se de ter sempre uma margem suficiente entre cada produto e sua borda. Garanta que o produto tenha espaço para respirar.
Se as fotos dos seus produtos não forem todas do mesmo tamanho, isso pode ter um impacto negativo na experiência de navegação de seus clientes. No entanto, Visualmente, ele parece desequilibrado.
Coloque seu produto perfeitamente no centro do quadro e sempre fotografe os produtos do mesmo ângulo. Isso dá à sua loja uma aparência unificada, equilibrada e organizada.
6. INVISTA EM UM TRIPÉ
Investir em um tripé de câmera ajuda você a tornar cada foto idêntica (e não se esqueça de marcar onde você coloca o produto com fita adesiva).
7. EXCLUA QUALQUER PLANO DE FUNDO
Ao remover o plano de fundo das imagens do seu produto, você dá à sua loja uma aparência elegante, moderna e uniforme em todos os níveis.
Dessa forma, você elimina sombras ou cores indesejadas ao redor dos produtos e instantaneamente dá uma aparência mais profissional às fotos do seu produto.
Além disso, chama a atenção de seus clientes para o que mais importa – o que você vende.
8. TIRE VÁRIAS IMAGENS DO PRODUTO
A princípio, em um mundo ideal, você deve apresentar várias imagens por produto. Por quê? Coloque-se no lugar de um cliente – você quer ver o produto de diferentes ângulos, ver os detalhes do produto em close-up e ver como ele se parece em um mundo real.
Como mencionado anteriormente, os compradores não têm a mesma experiência de compra que os clientes na loja.
Eles não podem experimentar um produto. Eles não conseguem ver todos os detalhes por si mesmos.
Além disso, você precisa de imagens e informações suficientes sobre o produto (como tabelas de tamanhos e fotos de inspiração de roupas) para apresentar corretamente o produto.
Por fim, se você vai usar um modelo para suas fotos, recomendamos que mencione o tamanho do modelo. Isso ajuda os clientes a visualizar como o produto se adaptará a eles.
9. ADICIONE MARCA D’AGUA NA SUA IMAGEM
Você investe muito tempo fotografando os produtos da sua loja. No entanto, considere marcar fotos de seus produtos com marca d’água para evitar que pessoas que vendem os mesmos produtos (ou produtos similares) usem suas fotos sem permissão.
Se você decidir marcar as fotos dos seus produtos com marca d’água, lembre-se de torná-las discretas.
Você sempre deve manter o foco no produto, não em uma marca d’água proeminente.
10. DESTAQUE A COR DE CADA PRODUTO
A princípio, se você oferecer seu produto em várias cores, certifique-se de destacar cada cor. Além disso, seu objetivo com a fotografia de produtos deve ser mostrar aos seus clientes todas as cores disponíveis.
Por fim, Se eles gostam de mais de uma cor, você acabou de aumentar o tamanho do seu carrinho e o valor do seu pedido.